-
Arquitetos: Bryden Wood
- Área: 900 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ketterman Photography
-
Fabricantes: Cosentino, Lutron, Dornbracht, Bega, Blanco, Borano, Capital Concrete, Dura-stress, Duravit, Enphase, Fisher & Paykel, Florim, Grohe, Hafele, Helo, Infinity Drain, Juno, LG Electronics, LINEA, Lacava, +18
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos da Bryden Wood projetaram esta residência próxima à praia de Ponte Vedra Beach, na Flórida. Inspirada por sua localização tropical e seu design industrial, a casa de 900 metros quadrados é equipada com interiores de concreto, intervenções inovadoras e elementos sustentáveis por toda parte.
O conceito de projeto é uma continuação de temas arquitetônicos semelhantes explorados em uma obra anterior na Alemanha, construída para o mesmo cliente, Nicholas Grimshaw. Beach Shack é um projeto residencial arrojado e linear, com fachadas impressionantes, composto por duas alas simétricas que se estendem a partir de um hall central e da entrada da casa. Ele cria vistas panorâmicas do oceano e movimentos fluidos através das suas áreas internas.
A fachada voltada para a rua é construída como uma camada separada da casa. São utilizados grandes painéis pré-fabricados, dominados por um padrão rígido. A fachada protege o interior do sol gerando temperaturas de transição e condições de iluminação. Esta área abriga um jardim que serve como um espaço interior privado para contemplação. Por outro lado, a fachada posterior é totalmente envidraçada com portas deslizantes de carvalho-alumínio e janelas que se abrem, abrangendo a paisagem costeira. Os painéis deslizantes de cedro amarelo controlam a quantidade de luz no interior da residência.
O espaço interior flui em torno do hall aberto que une a cozinha, a sala de estar e a biblioteca como um espaço contínuo e fluido. Ele é cercado, ainda, por uma combinação equilibrada de superfícies de concreto nas paredes e pisos que formam a estrutura composta pelos pilares de madeira da fachada de vidro, paredes brancas, divertidos móveis coloridos e peças de arte.
O interior é minimalista e de alta tecnologia. Os usuários são recebidos por uma impressionante escada hidráulica retrátil e três plataformas de aço inoxidável, vidro e madeira. O design é inspirado no contexto industrial dos proprietários e foi construído com os mais altos padrões de construção residencial de frente para o mar, por uma equipe experiente que incluía engenheiros e fabricantes náuticos. As escadas centrais, operadas por dois cilindros de motores hidráulicos integrados na plataforma, podem ser levantadas quando desejado, liberando os espaços de refeições e de estar para se fundirem em um e abrigarem eventos. As plataformas articulam o espaço horizontal e verticalmente no coração da plataforma e levam o usuário do térreo à cobertura, onde a plataforma superior recompensa o visitante com uma vista panorâmica de 360 graus do oceano e dos pântanos ao redor do terreno.
Apesar do clima calmo nos meses de primavera e verão, a área está sujeita aos efeitos dos furacões no Caribe. Em conjunto com a estrutura de concreto aparente, a casa foi projetada para suportar ventos de mais de 225 km/h. A fachada voltada ao oceano é completada com painéis deslizantes de treliça de cedro amarelo que controlam a quantidade de luz no interior. A madeira não tratada permite que os painéis exteriores se desgastem naturalmente ao longo do tempo.
Uma atenção cuidadosa ao controle da luz solar direta e à redução dos ganhos de calor solar em todas as fachadas combinadas com painéis fotovoltaicos integrados tornam a casa eficiente no consumo de energia e quase sem emissões. Mais uma vez, trabalhando em sensibilidade com o caráter do local, o paisagista Ben Dinkins plantou uma variedade de espécies nativas da região que combinam com a vegetação existente nas dunas da praia. Os danos ambientais adicionais foram significativamente reduzidos pelo uso de luzes alaranjadas brilhantes, selecionadas especificamente para garantir que as tartarugas - presentes na área durante seus ciclos reprodutivos - não sejam perturbadas pelas luzes noturnas.